sábado, 5 de junho de 2010

Farmacoterapia I - conhecimento ou decoranço?

O quê, passou mais um semestre em que não houve tempo para a criatividade de Alfredo se espraiar neste blog?
O quê, a Farmo, o Sarau Académico e o Arraial das Palmeiras já aconteceram? O quê, estamos em época de exames e a odiar o nosso próprio curso?

Parece que a resposta é um claro sim. E como estamos na fase pré-exame de Farmacoterapia I não resisto a uma passagem rápida pelo blog, de modo a que todo o mundo conheça um dos diálogos míticos deste semestre, no decorrer de uma aula prática desta bela cadeira. Cá vai a pérola:

Aluno: Professora, porque não se pode usar o Cromoglicato de Sódio na DPCO?
Professora: Não vai dar.

E assim continua a odisseia no conhecimento... Não contentes com o elevado conteúdo científico e explicativo desta resposta os pobres alunos, na véspera do exame, navegam, confusos, pelos slides da dita cadeira e o que encontram? Respostas? Não... Os pobres coitados não conseguem estar atentos à matéria porque as calinadas no português, constantes nos belos diapositivos, gritam tão alto que não os deixam pensar. Não somos pequenos génios no que toca à construção frásica ou até mesmo à ortografia mas, por favor, um bocadinho mais de cuidado.

Bom estudo!
Elite Saúde

6 comentários:

Traidor disse...

Decorar mil combinações de fármacos, numa semana... ah claro, houve todo um semestre... o quê? AAAAH! Ia-me esquecendo, tivemos outras cadeiras.

Rezo para que o pouco conhecimento acumulado até terça feira chegue, mas a voz da professora ecoa na minha cabeça quando me vou deitar:
"nao vai dar. nao vai dar. nao vai dar."

Alfredo, intercede por nós.
Beijos e Abraços

Elite do Género disse...

AH, tou a lembrar-me de umas certas pessoas numa certa cadeira de opção a serem enxovalhadas por, SUPOSTAMENTE, terem erros ortográficos em texto escrito (desculpe lá se não vi erro ortográfico nenhum, ó mulher parvinha) e a dizerem a essas mesmas pessoas que "erros ortográficos nesta altura da vossa vida não são desculpáveis" ... vais a ver, e os próprios profs dão com cada calinada no português... é na boa, é na boa [sim, não gosto de ser enxovalhada por nada...] !

Quanto à bela da cadeira que é Terapia I... epá... o quê... decorar mil fármacos e suas respectivas interacções, doses a administrar e etc., numa semana? Bem, realmente nem uma semana foi, porque quiçá temos outras cadeiras com ainda menos tempo para estudar e tivemos que andar a ver as coisas antes de nos debruçarmos sobre esta bela cadeira...

Epá, isto é tudo muito giro, tivemos um semestre cheio de trabalho, não tivemos tempo nenhum para descansar... É na boa.

Somos super-homens e super-mulheres, é o que vale!

Saúde disse...

toda a gente tem o direito de se enganar e sabemos q, ao escrever no pc, é bem provável que surjam algumas gralhas.

mas neste momento tenho na minha frente slides que exibem as palavras "diminue" e "acomulação". pois, devia ser o 'e' que estava mt próximo do 'i' e o 'o' do 'u'...

teardrop disse...

Há de facto coisas que nunca mudam (aposto que os slides são os mesmos de há 5 anos quando fiz a cadeira, que na altura era apenas uma farmacoterapia)...

Elite juizinho disse...

N seria mt mais produtivo fazer um exame destes c consulta do nosso querido "prontuário terapêutico"? Assim cm assim nc vamos ter de decorar estas coisas tdas (nem mm kd estivermos a trab xD)

Mas caso tenhamos uma duvida em alguma pergunta no exame podemos sempre responder o mítico "nao vai dar" =P

Saúde disse...

gostei particularmente de o exame não ter uma única pergunta sobre asma/dpco/rinite. é que era só única matéria que eu dominava. gosto mt destes exames, como direi, abrangentes...