sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"Nunca vi nada assim"

Todos sabemos que a época de exames dá cabo da cabeça de qualquer um, mas há sempre tempo para uma boa conversa no bar (ou até na biblioteca) e até para ouvir conversas alheias (com a nova distribuição das mesas é agora muito possível); por isso chegou aos ouvidos de alguns elementos do Gang do Alfredo - que como é obvio só vão à biblioteca ler um livrinho de Saramago (como um caloiro deste ano) - que as notas de Imunologia tinham sido "míticas", uma pauta de "nunca vi nada assim" ! Sem mais demoras, e sem fazer barulho com sapatos altos ou com gritos de "ÁMIGA, PÁSSÁMOS Á QUIMICA FISICÁ, COM DEIZ!!!!!" a meio da biblioteca, o gang do Alfredo dirigiu-se até à frente do anfiteatro F, onde observou o maravilhoso gráfico:


Vamos ignorar os outliers e observar a parte do gráfico que indica que 60 alunos estão entre o 7 e 8 valores de nota final! Agora fica a pergunta, será o segundo ano menos inteligente, ou a tão famosa professora de Imunologia abusou no exame? Talvez duas perguntas sobre Sistema de Rhesus, que no fundo indicavam para uma mesma resposta, não é maneira de avaliar alunos, hm, talvez.

Ainda sobre conversas alheias nos corredores/E-groups, o Gang do Alfredo no meio das novelas, ainda teve tempo de ouvir mais uma: professores a queixarem-se das notas do terceiro ano?!?! É que parece que as pautas de Farmácia Galénica e Farmacologia não estão muito famosas e... para completar a sopa... Farmacognosia e Virologia, também não vão num bom caminho! Será também o terceiro ano, um ano menos inteligente?

Os bons farmacêuticos estarão em perigo de extinção??! Será que os professores se reuniram no início do ano e decidiram fazer exames... maravilhosos... neste semestre?? Será que slides tão bem feitos é maneira de ajudar os alunos? Será que escolhas múltiplas a descontar, completar espaços, e/ou exigir definições iguais às da farmacopeia é maneira de avaliar alunos? Uma coisa é certa, se fizessem exames mais focados na matéria, e não no espírito santo, talvez assim não precisassem de passar alunos com menos que 9,5...

Mas pronto, sempre podem optar por continuar a pensar que os alunos estão cada vez menos aplicados!

Tamadar1fanico mesmo!
Elite Bilhardeiro

11 comentários:

Elite do Género disse...

Espectacular! LOL *aplaude*

Adoro mesmo os profs a queixarem-se que nós é que nos aplicamos pouco, yadda, yadda... mas olha que se eles se aplicassem um bocadinho a fazer exames, sei lá, mais acessíveis, talvez tivessem melhores resultados e nós ficaríamos mais contentes porque iríamos ver o nosso esforço recompensado. Assim não, e ficamos cada vez com menos vontade de nos aplicar em algo, porque já sabemos que, no matter what, vamos ter tipo um 10 ou um 11 no exame. ah well, fful <3

Saúde disse...

ah, o bonito sistema de avaliação da FFUL <3

seria bom que os professores parassem para pensar que a culpa não pode ser só nossa: na verdade não queremos passar com notas medíocres e sim aprender. preparem-nos para os exames que fazem. assim não haveria necessidade de recorrermos aos exames antigos, porque todos o fazemos. é pena que se caia no facilistismo e que se avaliem capacidades de memorização e não de raciocínio. é pena que toda a gente passe, por milagre da multiplicação dos valores, e a ignorância se mantenha connosco. e até que ponto a culpa é nossa?

agora com licença que vou escolher o calçado que levarei para o próximo exame, já q não posso levar saltos altos!

Anónimo disse...

Epa, adoro-vos! LOL

Abraços, Amadeu

ahaha

Sara Caeiro disse...

A mim é que me está a dar um fanico... -.-
(aluna do segundo ano ah ah)

Anónimo disse...

"Vocês não estão a estudar muito..." or sth like that, by prof de Gnosia =) Descontar 1 para 1, é mesmo culpa nossa. Então não? ^^
"Os professores estavam todos à espera de mais deste ano..." =)

Amoro tanto a fful x)

E... Nunca vi nada assim mesmo, ainda para mais... Imuno! o.O

Elite Juizinho disse...

Bem esta pauta de imuno até mete medo... Mas deixem la k entre isto e a 2a frequencia pratica de cinética n sei o k será pior! Pelo menos n houve valores negativos em imuno, já n é mau de todo! Portanto, coleguinhas k nos seguem e k ainda estão no início do curso: N se assustem pk isto vai ser assim até ao final! =P

Quanto ao método de ensino nesta maravilhosa FFUL... Acho k nem é preciso falar pk chegar ao ponto de os profs terem de nos dar 3valores para não chumbar quase um ano inteiro, so mostra cm este ensino vai bem... E cm é obvio a culpa n é so dos profs, assim cm n pode ser so dos alunos! Se nos avaliassem durante o ano e não só em 2h de exame talvez nos empenhássemos mais e aprendêssemos realmente alguma coisa...

Deixo aki alguns exemplos do bom sistema de avaliação na FFUL:
- Qual é a lógica das escolhas múltiplas descontarem de 1:1? Porque havemos de ser prejudicados nas respostas k acertámos? Será que aos profs k estão a corrigir não lhes "dói" qd têm de cortar uma resposta que estava certa?

- Qual é a lógica de nas aulas práticas darmos coisas completamente diferentes da teórica? Depois admiram-se de chegarmos ao final do semestre e só estudarmos na véspera a matéria k realmente vai sair no exame...

- Qual é a lógica de nos obrigarem a decorar farmacopeias e coisas k tal? Será que os bons farmacêuticos sabem tds os ensaios e definições da farmacopeia? Acho que nao... A farmacopeia é uma obra de referência para CONSULTAR e não para decorar!!

E mts mais exemplos haveriam, mas fico-me por aki! Pode ser k algum prof pense melhor no ensino dps de ler o nosso blog...

Anónimo disse...

A-D-O-R-O-V-O-S!!!

VocÊs fazem-nos bem! Gosto de vos ler em qq altura, mas em época de exames ainda sabe melhor! ahahaha ler saramago na biblioteca??? (wtf??)LOL, não levar saltos altos pq incomoda os colegas ??? LOL adooooroo a fful, e claro sem dúvida o seu sistema de ensino!(mentira!!!) lol

Cumps a todos, continuem a falar-nos do dia-a-dia da fful.

Aluna FFUL

Diva disse...

Ai, o que eu poderia dizer deste sistema de ensino total e completamente ilógico... Francamente, andamos um semestre inteiro a esfalfar-nos e a tirar grandes notas nas práticas, para chegarmos ao exame e tirarmos 10 ou 11! E ainda tenho de ouvir o professor a dizer que não estudei?! Por favor!!! Escolhas múltiplas a descontar?! Por mais que eu estude, irei sempre cair numa rasteira, irei sempre ficar indecisa entre as hipóteses!!! Salvo raras cadeiras, é raro o exame teórico com semelhanças à prática que andamos a dar o semestre inteiro! Se eu consigo um 18 na prática, se durante o semestre valho 18, como é que em duas horas passo a valer 10?!

Isto já para não falar do factor sorte/ auxiliar de memória/ confirmação lateral de respotas :P

Enfim, tinha aqui matéria para uma tese de mestrado... Faço minhas as palavras da saúde e da juizinho... =)

Pelo menos vamos tendo estes escapes, vamo-nos tendo uns aos outros ;)

beijo
xD

Traidor disse...

Ate dizia qqr coisa mas nao quero repetir ideias.

Apresento apenas uma pequena nota aleatoria sobre gnosia (aka o" cadeirao mais util do nosso curso") da qual finalmente e felizmente me livrei:

"A fava de calabar era utilizada pela inquisição para distinguir os puros e verdadeiros dos mentirosos. A pessoa cuja palavra era duvidosa tinha a honra de ingerir a iguaria mencionada, sendo que se estivesse a mentir cairia para o lado (morta) em consequencia da sua falsidade."
-from "Rascunhos de teóricas de Farmacognosia 2008/2009"

E agora a eterna pergunta,(seleccione apenas a unica resposta correcta, resposta errada:-33%)
Para passar é fundamental:
a)arranjar mnemonicas ridiculas
b)estudar pelos slides
c)estudar os exames anteriores
d)nenhuma das anteriores

Pergunta de desenvolvimento: PORQUE EH QUE AINDA HA PROFESSORES QUE NAO ESCREVEM LOGO NO ENUNCIADO QUANTO EH QUE DESCONTA EM VEZ DE ANDAREM SALA A SALA A ESCLARECER TODA A GENTE NO DIA DO PROPRIO EXAME?

*******[][]boa sorte (e bom trabalho)

CurlyGirl disse...

Porque é que só agora é que me falaram deste blog? Acho que deviam pôr um cartaz a divulgá-lo na parede em frente ao Auditório, que tal?

Realmente, sou do 2º ano e as notas não estão famosas para algumas pessoas... Este gráfico também já foi publicado no meu blog de tão genial que é! Talvez se a disciplina fosse bioestatistica em vez de imuno eles tivessem puxado as notas para a direita, até o 19 se transformar em 21 e muita gente passaria!...
A minha pergunta é: Será que as pessoas deixam a inteligência no secundário? Se sim, será demasiado tarde para ir lá recuperar a minha?

Continuem a escrever, sobre o nosso maravilhoso mundo!
Já têm mais uma seguidora!

Anónimo disse...

Não sabia que os pré-requisitos da FFUL incluia deixar a inteligência à porta no dia dos exames.

Orgulhoso do meu 3,85 no exame de Imuno na 1ª fase! ^^